Victoria A. Espinel

Victoria A. Espinel é Presidente Executiva da BSA | TheSoftware Alliance, a principal entidade representativa da indústria de software perante os governos e o mercado internacional.

Antes de dirigir a BSA, Espinel trabalhou na Casa Branca como a primeira coordenadora de propriedade intelectual dos Estados Unidos. Suas funções eram de desenvolver e implementar a estratégia geral da Administração para a proteção da propriedade intelectual.

Antes disso, Espinel foi professora na Faculdade de Direito da Universidade George Mason, ensinando as matérias de direito da propriedade intelectual e direito comercial internacional. Ao mesmo tempo em que lecionava na George Mason, ela foi conselheira em assuntos relativos à propriedade intelectual para as equipes do Comitê Judiciário do Senado, Comitê Financeiro do Senado, Comitê Judiciário da Câmara e do Comitê ”Ways and Means” da Câmara. Em 2009, Espinel fundou a "Bridging the Innovation Divide", uma organização sem fins lucrativos direcionada a abordar  "a divisão de inovação" e possibilitando que os americanos se beneficiem plenametne de sua criatividade e talento.

Em 2001, Espinel juntou-se ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA como Conselheira Sênior para assuntos relativos à propriedade intelectual. Em 2005, Espinel foi convidada para o cargo de primeira Assistente Representante de Comércio dos EUA para Propriedade Intelectual e Inovação no Escritório do Representante de Comércio dos EUA, criando o Escritório de Propriedade Intelectual e Inovação dentro do USTR e servindo como a principal negociadora executiva do comércio dos Estados Unidos para a propriedade intelectual e inovação. Enquanto esteve no USTR, ela testemunhou, em varias ocasiões, perante o Comitê Judiciário da Câmara e o Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais.  

Espinel tem título de doutora pela London School of Economics, é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown, e bachelorado  em Serviço de Relações Exteriores da Faculdade de Relações Exteriores da Universidade de Georgetown.