Agenda Antipirataria

Agenda Antipirataria

AP Agenda Brazil

 

Repressão 

A pirataria de software prejudica criadores de software, gera concorrência desleal para empresas regulares, prejudica marcas por conta da distribuição de produtos de baixa qualidade e expõe o consumidor a uma série de riscos de TI, incluindo malware, violações de segurança e perda de dados. Em 2012, a BSA investigou mais de 15.000 denúncias de pirataria ao redor do mundo, sendo por volta de 1,300 delas no Brasil.

Quando necessário e apropriado, a BSA emprega ferramentas tradicionais como ações civis para impedir a pirataria de software, oferecendo uma reação real e tangível contra a pirataria por usuários finais. Em algumas jurisdições, a BSA também encaminha os casos às autoridades judiciais do país para acusação criminal, trabalhando em estreita colaboração e oferecendo apoio essencial ao longo do processo investigativo.

 

Colaboração com Governos

A BSA trabalha em estreita colaboração com autoridades de todo o mundo em um esforço coordenado para laterar as percepções culturais de empresas e individuos sobre a utilização legitima do software. Em colaboração com governos, a BSA ajuda a promover programas de gestão de ativos de software (SAM), conscientiza sobre os riscos associados ao uso de software pirata, e informa comunidades sobre o impacto econômico do uso irregular e não licenciado de software.  No Brasil, a BSA também participa do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP) do Ministério da Justiça.

 

Comunicação Direcionada

Os programas de comunicação antipirataria da BSA ao redor do mundo são desenhados para alcançar organizações usuárias finais e o público geral, para conscientizá-los sobre o valor comercial do software legitimo e sobre os riscos críticos para reputação, estabilidade jurídica, e segurança de dados associados ao uso de software pirata.

 

Programa Global para a Internet

A BSA emprega uma variedade de técnicas para a detecção e interrupção da distribuição e do consumo de software irregular em ambientes on-line e em nuvem, incluindo: colaboração com provedores para a remoção de arquivos infratores em sites hospedados, ação judicial contra a distribuição ilegal de software on-line, e colaboração com agências americanas e internacionais de repressão para a identificação de piratas de software. Durante um ano típico, os esforços da de repressão da BSA na internet resultam na remoção de centenas de milhares de links de download e de listas de comércio digital que oferecem software irregular ou falsificado, bem como em condenações criminais e em milhões de dólares em processos civis contra distribuidores on-line de software pirata.

 

Soluções para Conformidade de Software

A BSA fornece soluções de negócios através de programas de conformidade e de gestão de ativos de software que visam ajudar a organização a extrair o maior valor possível de seus ativos de software. A BSA oferece três programas próprios para ajudar pessoas físicas e organizações a reduzir riscos e custos de TI associados ao software irregular:

  • O SAM Advantage é o primeiro curso do setor alinhado à norma ISO (19770-1) para o treinamento em SAM normatizado. Visando o gerente de TI e o profissional SAM, o curso on-line disponível em vários idiomas oferece orientação completa e boas práticas que o profissional pode utilizar para desenvolver e instituir processos SAM alinhados à ISO dentro de sua organização. O profissional que conclui com sucesso o curso recebe o reconhecimento na forma da Certificação em SAM Normatizada para Profissionais, ou CSS(P).
  • A Certificação em SAM Normatizada para Organizações (CSS(O)) baseia-se na norma SAM ISO 19770-1. A certificação oferece à organização segurança de que ela segue boas práticas globalmente reconhecidas, implementa processos abrangentes e de que ela aborda todo o ciclo de vida do software de maneira uniforme – permitindo conformidade de licenças imediata e continuada, além da otimização dos ativos de software.
  • O Verafirmé uma ferramenta on-line multilíngue que auxilia empresas na gestão efetiva de seu software e fornece aos clientes que exigem controles rígidos e conformidade de seus parceiros uma listagem de empresas que levam a sério a conformidade de software.

 

Ferramentas e Recursos

A implementação de um programa básico de SAM e auditoria de software pode proteger a sua organização contra os riscos, penalidades e problemas éticos associados ao uso de software pirata. Além de oferecer soluções próprias, a BSA oferece também links para ferramentas e recursos gratuitos que ajudam usuários finais a gerenciar seu software de maneira eficiente.