Comunicados Antipirataria

Comunicados Visando o Combate à Pirataria

A BSA reconhece que um dos pontos-chave para a melhorar a conformidade com as licenças é a conscientização sobre os altos riscos jurídicos, financeiros e operacionais enfrentados por empresas que decidem usar software irregular. Os programas de comunicação antipirataria da BSA ao redor do mundo visam atingir organizações usuárias finais e o público geral para informá-los sobre o valor do software legitimamente licenciado e sobre a importância da proteção da propriedade intelectual.

De acordo com o Estudo de Pirataria Global de Software da BSA 2011, a taxa de pirataria global de software PC se aproxima dos 42 por cento, o que equivale a um valor comercial de $63,4 bilhões. No Brasil, a taxa de pirataria próxima a 53%, o que equivale a um valor comercial de mais de $2,8 bilhões.  O uso desse software não licenciado é inerentemente arriscado, pois é ilegal e pode resultar em penalidades civis e criminais, além de expor o consumidor ou a empresa a ameaças de segurança, incluindo malware e vírus, levando a uma diminuição da eficiência em organizações. A pirataria de software prejudica também economias locais, pois restringe a capacidade da empresa de tecnologia para inovar e criar empregos, e consequentemente diminui a receita dos governos devido aos impostos perdidos.

Levando em conta a taxa de pirataria do nosso setor, em conjunto com as diferenças legais e culturais ao redor do mundo, a BSA emprega pessoal de campo e a experiência de 32 parceiros de comunicação para a divulgação da nossa mensagem sobre os benefícios do software licenciado e sobre os riscos associados ao software não licenciado.
Os esforços globais de comunicação antipirataria da BSA se concentram em quatro mensagens centrais para a educação dos usuários de computador sobre os riscos do software não licenciado e os benefícios do software licenciado:

  • Redução de Riscos de Segurança
    Software falsificado ou obtido ilegalmente muitas vezes contém malware, potencialmente expondo o usuário infectado ao roubo de identidade, à perda de dados e as outras atividades criminosas.
  • Educação do Público e Promoção do Valor Comercial
    O software é um ativo estratégico para organizações de todos os tamanhos, ajudando-as na criação de produtos, no oferecimento de serviços, na operação interna e na condução de negócios efetivos no mercado global.
  • Observância da Lei
    Quando você adquire software autorizado, você obtém uma licença para a utilização do programa de acordo com termos estipulados. No Brasil, o software é protegidopor lei.
  • Estímulo ao Crescimento Econômico
    Governos de todo o mundo protegem a propriedade intelectual, incluindo o software, porque a redução da pirataria estimula a inovação e promove crescimento econômico essencial.