Combate à Pirataria

Combate à Pirataria

O que é pirataria de software?

A pirataria de software é a cópia ou distribuição não autorizada de software protegido por direitos autorais, incluindo download, compartilhamento, venda ou instalação de cópias não autorizadas de software licenciado. A pirataria de software também inclui  o descumprimento de licenças – número de instalações acima do permitido pela licença – assim como compartilhamento de códigos de licença ou chaves de ativação, envio de códigos de licença a sites para a utilização por outros usuários, além de senhas e números de identificação para aplicativos web.

A pirataria de software é ilegal e pode acarretar sanções civis ou até mesmo penas criminais. Ela expõe empresas e consumidores a ameaças de segurança, incluindo malware, ransomware, spyware e outros vírus, e resulta na diminuição da eficiência de uma organização. Se você tem conhecimento de que pirataria esteja ocorrendo em organizações usuárias finais de software, denuncie no site bsa.org ou no nosso site confidencial de denúncias em www.nopiracy.org.

Quem somos e o que fazemos

A BSA é a principal organização antipirataria do mundo. A BSA defende os direitos de propriedade intelectual dos detentores de direitos autorais e ajuda a reduzir o roubo de software de forma vigorosa por meio de programas de repressão em mais de 60 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. A BSA ajuda seus membros a se proteger contra o roubo de software por meio de iniciativas legais contra a violação de licenças comerciais e de usuário final, combatendo operações de falsificação e de pirataria on-line.

A BSA também educa organizações por meio de seu conjunto de soluções de gestão de ativos de software (SAM). O SAM Advantage é um curso on-line alinhado à norma SAM ISO/IEC19770-1, que visa à educação dos usuários sobre boas práticas SAM e sobre formas proativas de aumentar a eficiência e de reduzir riscos. O curso é disponibilizado em diversos idiomas e a conclusão do curso confere a Certificação em SAM Normatizada para Profissionais, ou CSS(P). 

A Certificação em SAM (Gestão de Ativos de Software) Normatizada para Organizações, ou CSS(O), verifica, de forma  independente, se os processos de gestão de ativos de software da organização se alinham à norma ISO de gestão de software e estão realmente em conformidade com as respectivas licenças.

Além disso, a BSA patrocina o Verafirm, portal apoiado pelo setor, que ajuda empresas a aplicar gestão efetiva de licenças de software e de base de usuários e instalações. O Verafirm é a primeira e única listagem do tipo para gestão de licenças.